Single post

"Quando alguém cai você perde dinheiro, reputação, mercado e paz de espírito."

Segurança nas alturas

Quanto custará se algum trabalhador cair?

Perguntando: “Quanto vai me custar se alguém cair?” parece ser uma maneira bem fria e cínica de ver as coisas. Felizmente, a maioria das pessoas não aborda a segurança dessa maneira, pelo menos não literalmente. Sim, quedas que resultam em ferimentos ou não podem custar-lhe dinheiro, mas podem custar-lhe várias outras coisas também. As quedas podem custar sua reputação. As quedas podem custar-lhe o seu negócio. As quedas podem custar-lhe a sensação de segurança e proteção que sua força de trabalho tem. As quedas podem custar seu sono. Algumas delas podem parecer evidentes para você, enquanto outras podem deixá-lo coçando a cabeça, então vamos examinar cada uma delas.

Dinheiro
Se você já esteve em segurança por tempo suficiente – digamos, cerca de um mês – você já assistiu a pelo menos uma apresentação sobre o custo dos ferimentos. Estas apresentações falarão com você sobre os custos diretos de acidentes de trabalho (contas médicas e salários) e custos indiretos (novo treinamento, substituição de pessoal, perda de produção, etc.) e como os custos indiretos são estimados em cerca de 4x os custos diretos . Vamos nos concentrar nos custos diretos por enquanto, porque o impacto dos custos indiretos ficará um pouco mais aparente nas próximas seções.

É difícil dizer exatamente quanto dinheiro uma queda custará, porque os ferimentos associados podem variar muito. Durante uma queda, seu funcionário pode sofrer uma laceração ou torcer o tornozelo. Eles podem bater com a cabeça ou quebrar um osso. Eles podem sofrer ferimentos devido a um arnês usado incorretamente ou trauma de suspensão por pendurar por muito tempo antes de serem resgatados. Eles podem cair para a morte.

O resultado final é: se sua preocupação com o custo de uma queda é apenas com o dinheiro, pare de empregar seres humanos.

Reputação
Qualquer pessoa que tenha orgulho de sua empresa entende que a reputação é vital. Uma queda séria, ou uma série de quedas menos graves, pode render a você uma má reputação entre seus clientes, seus colegas e sua força de trabalho. Ser conhecido como uma empresa insegura afetará seus resultados, pois os clientes começam a rejeitá-lo (especialmente se você estiver sendo pré-qualificado por meio de um sistema de certificação e suas quedas estiverem aumentando suas taxas de incidentes). Os funcionários estarão preocupados com seu bem-estar, sentindo que o cronograma ou orçamento têm uma prioridade maior do que suas vidas. Onde eles tiverem opção, eles podem escolher não trabalhar para você.

Seu Negócio
Sim, as quedas podem custar caro para você. Não se trata do negócio que sua empresa pode perder porque sua reputação foi afetada, mas sim de todo o seu negócio. Já foi dito que, se a única razão pela qual você está preocupado com as quedas é quanto dinheiro elas vão custar, talvez você não devesse empregar pessoas, mas isso não significa que o dinheiro não seja importante. Você está no negócio por um motivo: ganhar dinheiro. Ao fazer isso, você alimenta sua família e as famílias de todos os funcionários que trabalham para você.

Quedas, no entanto, têm potencial para resultados catastróficos e algo catastrófico o suficiente poderia colocar qualquer empresa fora do mercado. Se você é uma pequena empresa, esse resultado é quase inevitável. Claro, você será protegido em grande parte por sua compensação do trabalhador, mas eventos catastróficos podem levar a ações judiciais movidas por terceiros, dependendo de quem foi afetado. Agora, traga negócios perdidos, conforme mencionado no parágrafo anterior, e as penalidades da legislação, e pode ser difícil para sua empresa resistir à tempestade.

Senso de proteção e segurança
no acidente de trabalho
Como um empregador responsável, sua força de trabalho precisa confiar que você tem os melhores interesses em mente. Se alguém se cortar em uma ferramenta ou se cutucar porque não estava usando óculos de segurança, você não corre o risco de perder a confiança de seu pessoal. Se você permitir que ocorra uma queda, especialmente uma catastrófica, tudo pode mudar.

  • Dinheiro
  • Reputação
  • Paz de espírito
  • Imagem no mercado

 

Isso vai além de perder sua reputação de empregador bom e seguro entre sua força de trabalho. Isso pode causar uma queda na produção. Algumas das pessoas no campo podem não ter a educação ou o conjunto de habilidades para avaliar uma situação quanto aos seus riscos. Eles podem não ser capazes de olhar para um ponto de ancoragem para determinar se ele é adequado. Até certo ponto, eles confiam em você para mantê-los seguros. Se eles acharem que você não o fará, quão ansiosos eles ficarão para executar as tarefas que você atribui a eles que não parecem “certas”? Talvez trabalhem mais devagar (nem sempre a pior coisa do mundo). Talvez aqueles com conhecimento suficiente, aqueles que já estão por aí há algum tempo, se recusem a fazer as tarefas, delegando-as a membros mais jovens da tripulação. Isso pode custar-lhe qualidade de trabalho E tornar a situação ainda mais perigosa. Se seus funcionários confiam em você para protegê-los,

Dormir
Você provavelmente está se perguntando como o sono entra em ação. Mas, se você tem consciência, uma queda catastrófica deve fazer você perder o sono. Alguém veio ao seu canteiro de obras para colocar comida na mesa para a família e não voltou para casa no final do dia? Você deixou um filho órfão, ficou viúvo ou tirou um filho de um dos pais porque não fez sua parte para protegê-los? Você afetou a capacidade de alguém de ganhar dinheiro para o resto da vida? Se você se pega recuando com o uso de você em todas essas frases, pergunte-se de quem é a responsabilidade final de proteger os trabalhadores. Qualquer lesão grave, debilitação ou morte de alguém sob seus cuidados deve e, se formos honestos, provavelmente fará com que você perca o sono enquanto fica deitado se perguntando o que poderia ter feito de diferente.

Conclusão
As quedas custam muito dinheiro, mas o custo direto de um acidente provavelmente seria a menor de suas preocupações. Confiança, segurança, qualidade e paz de espírito podem ser vítimas de uma queda. Por que esperar até depois de um incidente catastrófico para se perguntar o que você poderia ter feito de diferente? Você pode adotar a mesma abordagem analítica para o trabalho que está executando agora, antes que alguém pague o preço.