Single post

Cabos de aço para linhas de vida

Qual cabo de aço usar em linhas de vida?
Os cabos de aço mais utilizados em linhas de vida na construção civil são os cabos de aço galvanizado, 8 mm, na especificação: 6 x 19 AA (alma de aço). Em projetos específicos, também é utilizado o cabo de aço inoxidável e a composição 6 x 25 AA (alma de aço).

Por que utilizar cabos de aço em linhas de vida?
As linhas de vida são fundamentais para garantir que operários que atuam em grandes alturas, possam trabalhar com segurança e sem riscos de acidentes ou quedas. São formadas por sistemas de ancoragem, fabricados com cabos de aço ou cordas. Para a montagem dessas linhas de vida, de acordo com a obra e as necessidades locais, são usados também vários acessórios, como grampos, sapatilhas, esticadores e trava-quedas.

Os cabos de aço são itens que garantem segurança para os trabalhos em altura — seja em andaimes, plataformas ou escadas. Também podem ser utilizados em trabalhos em profundidade, como escavações, poços e minas.

Em geral, os cabos de aço são utilizados em linhas de vida fixas, que permanecem até o final da obra. Para as linhas de vida temporais, que são desmontadas a cada fase da obra, são utilizados com mais frequência outros tipos de materiais, embora os cabos de aço também possam ser utilizados, especialmente, se houver uma preocupação maior com relação à segurança.

Porém, só um profissional habilitado, um engenheiro de segurança ou mecânico, poderá definir o melhor tipo de cabo para cada projeto, bem como suas especificações e dimensões; ele será o responsável técnico pelas linhas de vida, fazendo o respectivo recolhimento de A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Dessa forma, a escolha do cabo vai depender de como será feita a aplicação, qual carga que deve suportar, qual a distância, por isso, o mais recomendado é ter um profissional especializado acompanhando o projeto. Além disso, as linhas de vida devem seguir normas e regras específicas definidas pela legislação brasileira, como as Normas Regulamentadoras (NRs) 18, 34, 35.

Deixe um comentário

Abrir Chat
WhatsApp